top of page

Saúde
Segundo a O.M.S - Organização Mundial de Saúde, saúde é um "estado de bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de doença e enfermidade".

Nas antigas civilizações a saúde estava diretamente relacionada com os seres divinos.
A doença era considerada um problema na alma e o feiticeiro/curandeiro através de magias e ervas fazia o seu melhor.
Os gregos e romanos das antigas civilizações achavam que a doença era o resultado do desequilíbrio de 4 fluidos (sangue, bílis amarela, bílis negra e fleuma).
Os desequilíbrios vinham de fatores externos, como as estações, o tipo de vida e o ambiente.
Qualidade de vida: a qualidade de vida depende da forma como cada individuo prececiona o mundo.
Saúde e qualidade de vida são conceitos que envolvem vários domínios que condicionam de forma positiva ou negativa, o estado de saúde de uma população e podem ser agrupados em:
- Biológico (aspeto físico): refere-se à noção que a pessoa tem da sua própria condição física e está relacionada com fatores como a idade, o sexo, o nível de condição física, o estado de saúde geral, a capacidade de trabalho, etc...
- Psicológico (aspeto mental): capacidade da pessoa para ultrapassar as dificuldades da vida e com aspetos associados ao carácter psicológico, às emoções, aos sentimentos, o bem estar, à auto estima, concentração, etc...
- Económico (bens materiais): relação da pessoa com o dinheiro e bens materiais e visa a promoção da dignidade pelo individuo, da justiça e do respeito mútuo e da educação.
- Cultural (valores, educação e hábitos): está relacionado com o estilo de vida das pessoas, com os seus comportamentos e hábitos de vida (podendo ser benéfico ou prejudiciais).
Os indicadores de saúde (valores absolutos ou percentuais), representam uma medida do estado e do desenvolvimento da saúde de uma população.
Os principais indicadores de saúde da Comunidade Europeia:
- Taxa bruta de mortalidade: depende da existência de recurso a métodos e bens de condições médicas e ainda padrões socioeconómicos elevados (PED elevada e PD é baixa)
- Taxa de mortalidade infantil: Mais uma vez a eficácia dos cuidados pré natais e as infraestruturas sócio económicas continuem para os valores (elevados nos PED e reduzidos nos PD).
- Esperança de saúde: É o número de anos que um ser humano, desde o seu nascimento, pode esperar viver com saúde (são os anos de vida saudável)
- Esperança média de vida: É o número de anos que um ser humano, a partir do momento em que nasce, pode esperar viver.
- Anos potenciais de vida perdidos: É o número de anos não vividos devido uma morte prematura, tendo por referência uma idade-limite para a vida.
Promoção da saúde: processo que pretende tornar indivíduos mais capazes de controlarem os domínios da saúde, no sentido de a melhorarem. Esta é uma das prioridades do plano nacional de saúde, o documento orientador das politicas, serviços e ações de saúde em Portugal.
A promoção da saúde pode capacitar o cidadão, a família e a comunidade para atuar sobre os domínio da saúde em três momentos diferentes:
1º Prevenir o aparecimento de problemas de saúde (vacinas - primário);
2º Detetar precocemente os problemas de saúde (rastreios, exames, análises - secundário);
3º Tratar adequadamente os problemas de saúde (reabilitação - terciário).
Se forem adotadas práticas de promoção de saúde individual, tais como, higiene corporal, prática de atividade física, não fumar e beber, dormir o suficiente, gerir o stress e uma alimentação saudável, o indivíduo pode nunca manifestar incapacidades e perda de qualidade de vida.
A saúde familiar e comunitária pode ser promovida através de campanhas como por exemplo a APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vitima) contra a violência doméstica.
Sociedade de risco: representa uma ameaça ao desenvolvimento e à manutenção da qualidade de vida e da saúde individual e comunitária.
Os riscos da ocorrência de acontecimentos podem conduzir a uma degradação da saúde.
bottom of page



